Nobel da Paz

Eis mais um passo tomado pelo mais recente Nobel da Paz em direcção à paz mundial. Mais 30 mil soldados a caminho do Afeganistão, que segundo o presidente terão o objectivo de preparar a retirada que se iniciará a Julho de 2011!

Ora sabemos bem que começar e não começar a retirada, vir e não vir embora, poucos de cada vez e tal, e está tudo dito não é? Estarão lá mais ou menos 100 mil soldados nos próximos, digamos cinco a sete anos. Daqui para a frente é que não convém levantar muito alarido nas notícias para as pessoas não questionarem a decisão. E assim vivemos no engano profundo e com a ideia que os americanos é que são uns tipos porreiros.

Como se costuma dizer cá por onde moro… muda a cor mas o cheiro é o mesmo.

Para encerrar, só faltava dizer em discurso:

– Que a paz esteja convosco, meus queridos investidores e traficantes.

 

“Economia paralela

O Afeganistão é o maior produtor mundial de ópio, uma planta de conteúdo alucinógeno da qual se produz, por exemplo, a heroína, considerada a droga mais letal que existe. Atualmente as Forças Aliadas (entre elas a Alemanha, EUA e França) em nada impedem a contínua produção da planta pelo país. Os soldados estrangeiros apenas observam – e protegem – as gigantescas produções de ópio. Com o extermínio do Taliban foi provado que a produção, anteriormente diminuída à força, mais que triplicou com a invasão aliada. Nenhum dos regimes, Taliban, Invasão aliada ou atual governo tem se empenhado publicamente para a erradicação da produção de ópio no Afeganistão.”

in wikipedia.org

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Afeganist%C3%A3o 

Acesso em 05/12/2009

Deixe um comentário